População irá conhecer detalhes do Plano Estadual de Resíduos Sólidos nesta quinta

A população gaúcha irá conhecer os detalhes do Plano Estadual de Resíduos Sólidos nesta quinta, dia 6, a partir das 19h, durante o “Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada”, que ocorrerá no Plenário Otávio Rocha. O evento, realizado pela Associação Toda Vida e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, integra a programação das Semanas Municipal e Estadual de Meio Ambiente e é etapa preparatória para a quarta Conferência Nacional do Meio Ambiente.

O coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luiz Henrique Nascimento, irá comentar qual é o objetivo do documento, que está sendo elaborado pela primeira vez no Estado do Rio Grande do Sul, em decorrência da exigência da lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Segundo Nascimento, o plano, que será finalizado no início de 2014, apresenta um diagnóstico da situação atual do Estado e indica o que deve ser feito para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. De acordo com o especialista, o documento indica uma situação positiva em relação à destinação final de resíduos domiciliares.

Para ele, as principais dificuldades para a aplicação da PNRS advêm dos altos investimentos financeiros necessários para a implantação de projetos que visam a alavancar a reciclagem. Nascimento acredita que a educação ambiental é fundamental para a mudança dos hábitos de consumo, ponto considerado essencial para garantir a eficiência de um novo modelo de gestão de resíduos sólidos.

Nascimento irá participar do primeiro painel do evento, “A Política Nacional de Resíduos Sólidos: Planos Nacional, Estadual e Municipais de Resíduos”. Na sexta-feira, dia 7, o Seminário segue debatendo temas como “O Desafio da Logística Reversa”, “Resíduos Especiais”, “Incentivos, Tributação e Financiamento da Política de Resíduos Sólidos” e “Gestão de Resíduos Domésticos”.

Confira a programação completa do evento: https://cidadebemtratada.wordpress.com/programacao/

Redação: Alice Klein

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s