Gestão de resíduos sólidos é foco de discussões em Porto Alegre

O “Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada”, que está sendo realizado no Plenário Otávio Rocha, nesta sexta-feira, dia 7, tem como objetivo  discutir a gestão dos resíduos sólidos nos setores privado e público. O evento, promovido pela Associação Toda Vida e Câmara de Vereadores de Porto Alegre, integra a programação das Semanas Municipal e Estadual de Meio Ambiente e é etapa preparatória para a quarta Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Desde a criação da lei nº 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa, que estabelece responsabilidade compartilhada aos geradores de resíduos, é uma realidade a ser debatida. O consultor da AbiplastGilmar do Amaral, abordou os desafios da reciclagem e falou sobre a experiência da indústria plástica na logística reversa,

Segundo Amaral, atualmente o percentual de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil é de 22% e o país ocupa o 10º lugar no mundo, na frente de Portugal e França. Para ele, a logística reversa depende de uma coleta seletiva eficiente e da participação ativa dos consumidores, que devem entregar os resíduos secos  (embalagens pós consumo de produtos não perigosos) nos postos de entrega voluntária (PEV’s) ou disponibilizá-los de forma correta nos locais de coleta seletiva.

Amaral explicou que o cenário da logística reversa não é favorável para o plástico, nem para outros tipos de materiais usados em embalagens, pois todos são coletados conjuntamente. Ele acredita que a educação ambiental é fundamental para modificar o comportamento da sociedade. “Sem a participação do consumidor não acontece a logística reversa, pois o seu início ocorre dentro das residências com a separação e o descarte correto”, destacou.

Redação: Alice Klein

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s